quarta-feira, 24 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA BANDA



Certamente, quem é fã de KPOP ou da cultura Coreana já ouviu falar de uma banda composta por cinco rapazes, os DBSK (também conhecidos por TVXQ ou Tohoshinki no Japão).

O seu nome significa "The Rising Gods of the East" em Inglês ou em bom Português "Os Deuses Ascendentes do Oriente". Já o seu clube de fãs dá-se pelo nome de Cassiopeia na Coreia do Sul e por BigEast no Japão.



Os DBSK é um dos feitos com mais sucesso de todo o continente asiático, daí que tenham sido chamados "Estrelas da Ásia" e "Reis do Kpop e da Onda Hallyu".

Com cinco álbuns Coreanos, cinco Japoneses, mais de cinquenta singles – mais de vinte singles Coreanos e de trinta singles Japoneses –, e tendo o maior recorde de vendas segundo a tabela Gaon, eles foram considerados a maior banda asiática alguma vez criada, título recebido pouco tempo depois da sua estreia. 

A banda ainda consta no Livro do Guiness por terem o maior clube de fãs a nível mundial (com mais de 800.000 fãs Coreanas oficialmente inscritas. As fãs estrangeiras – incluindo as Japonesas - não foram contabilizadas), superando artistas de renome internacional como Lady Gaga, Madonna, Justin Bieber e até os míticos Michael Jackson e Elvis Presley. Inclusivamente, nas pesquisas no Google acerca do maior fanclub do mundo, o seu nome é das principais tags a serem mostradas aos internautas.

Por outro lado também estão no Livro do Guiness por terem sido fotografados mais de 500 milhões de vezes desde a data da sua estreia até Março de 2009.



Os DBSK estrearam-se em 2003 num concerto da BoA e da Britney Spears, no dia 26 de Dezembro. A sua música de estreia foi a "Hug", a qual se tornou rapidamente conhecida e que, após a sua saída para as bancas, entrou diretamente para o quarto lugar das tabelas Coreanas.

O seu segundo single, "The Way U Are", foi lançado em Julho de 2004 e ficou prontamente em segundo lugar nas tabelas, tornando-se no nono CD mais vendido do ano – 214,609 cópias. Em Outubro de 2004 lançaram finalmente o seu álbum de estreia, "Tri-angle", que se posicionou em primeiro lugar nas tabelas e vendeu um total de 242,580 cópias – sendo o oitavo CD mais vendido do ano.



Em 2005 os DBSK entraram no mercado Japonês com o seu primeiro single "Stay with Me Tonight". 


Engane-se aquele que pensar que a estadia no Japão foi fácil. Tal como BoA (também ela integrante na empresa SME) os DBSK comeram "o pão que o diabo amassou" para se lançarem no mercado Japonês, num sítio ainda por eles desconhecido. 

Começaram "por baixo", como autênticos rookies com poucos CDs vendidos, salas de concertos quase vazias e com um futuro não tão risonho quanto o esperado. No entanto, após tanta insistência, trabalho, esforço, dedicação e, acima de tudo, graças ao amor pelos seus fãs, conseguiram superar todas as adversidades e hoje são das bandas estrangeiras mais bem-sucedidas do país do Sol Nascente. 

A título de curiosidade, como todos devem saber, os japoneses são o povo um pouco reticente a tudo o que vem de fora. No entanto, os DBSK conseguiram deixar tão boa impressão que hoje em dia os consideram como parte da nação e não como banda estrangeira. 

Inclusivamente existem guerras entre ambas as nações. Isto é, "guerras" em que os coreanos alegam que eles nasceram e vivem na Coreia, logo, são artistas coreanos, e os japoneses defendem que eles são artistas japoneses pois sessenta por cento das suas músicas são em Japonês. 


Além disso, se perguntarem a um cidadão Japonês normal se conhece a banda Tohoshinki e se conhece uma outra banda de KPOP então é mais que certo que ele responderá a primeira, não só pelo estrondoso sucesso deles no Japão como também pelo facto de os cidadãos mais velhos mais uma vez os julgarem artistas nacionais em vez de estrangeiros.

Deste modo, muito podem agradecer as bandas atuais que fazem parte da Hallyu Wave aos DBSK pela boa receptividade que têm no país, pois foram eles que trabalharam e abriram o caminho para que essas bandas hoje possam ter uma estabilidade e reconhecimento no mercado Japonês que eles, infelizmente não tiveram há quase dez anos atrás. E, por isso mesmo, os DBSK não são parte da Onda Hallyu (Hallyu Wave) mas sim um dos impulsionadores da mesma.

Nos anos que se seguiram, vários foram os CDs e singles lançados e vários foram os prémios recebidos pelos sucessivos primeiros lugares que alcançaram nos vários charts asiáticos (Coreia, Japão, Malásia, China, Hong Kong, Indonésia, etc).


Em 2009, os DBSK alcançaram o apogeu da sua história lançando o álbum "Mirotic" que foi como que uma bomba que caiu tanto na Coreia como no Japão, obtendo o primeiro lugar em todo os locais. Aliás, muitas das pessoas que começaram a gostar de KPOP na altura 2008/2009 foi exatamente através do videoclip "Mirotic".

Entretanto lançaram alguns singles no Japão conseguindo bater novos recordes como artistas estrangeiros, com a venda dos mesmos na primeira semana de lançamento, derrubando artistas como Elton Jonh, que deteve tal recorde durante catorze anos e oito meses.


Em 2010, mais propriamente em Abril do mesmo ano, aconteceu algo que não estávamos à espera: o hiatus da banda e sua divisão

Yoochun, Jaejoong e Junsu processaram a SME devido ao seu contrato escravizante, tentando terminado com o mesmo e iniciado atividades como JYJ, enquanto os outros dois membros, Yunho e Chagmin, se mantiveram na agência. 

Este processo ainda hoje está em ação devido aos vários adiamentos por parte do tribunal e aos sucessivos recursos apresentados pela SME. 

No ano de 2012, os TVXQ, agora compostos por apenas dois membros, no primeiro semestre do ano continuaram e culminaram com a sua Tour Japonesa que durava quase há um ano, e em meados de Agosto, começaram a trabalhar no seu mais recente trabalho "Catch me", interligando o regresso às promoções Coreanas a 26 de Setembro de 2012. Num espaço de um ano lançaram três álbuns: "Keep Your Head Down" (2011), "Tone" (CD Japonês – 2012) e "Catch Me" (2012).

Falando dos JYJ, após terem lançado dois álbuns ("The Beginning" e "In Heaven") e vários DVDs, os membros decidiram debruçar-se um pouco mais sobre as suas atividades a solo. Yoochun participou em doramas chamados "Rooftop Prince" e "Missing You". Jaejoong representou em dois projetos: no dorama "Dr. Jin" e no filme "Jackal is Coming". Por fim, Junsu, após culminar com o Musical "Elisabeth", lançou-se num projeto mais arrojado: "Tarantallegra", um CD a solo (e, mais tarde, 'Uncommited').
Também Jaejoong lançou o seu projecto a solo com o mini-álbum Y

Imagem Fanmade

Após o grande sucesso que os TVXQ obtiveram com o seu retorno ao Japão com "Catch Me", 2013 foi o ano para mais conquistas e records. Mais precisamente, em Abril de 2013 começava uma das maiores Tours feita pelo duo, sendo os primeiros artistas K-Pop e os quartos artistas estrangeiros a conseguirem realizar a chama "Tour de Domes", enchendo sempre as maiores casas de espectáculos por cada cidade que actuavam. Esta tour superou os 93 milhões de dólares, arrebatando várias tours anteriormente feitas pela banda.
Ainda no final de 2013, lançaram um novo álbum chamado "Tense", obtendo um enorme sucesso na Coreia, estando sempre nos rankins e topo das diversas tabelas musicais. 

2014 começa e em Março os TVXQ lançam um novo álbum japonês intitulado "Tree" e mais uma vez, novos records foram batidos e tornaram-se nos primeiros artistas estrangeiros a conseguirem superar 200,000 vendas pelo 3º álbum consecutivo.  Lançaram ainda um segundo CD chamado "WITH" e actualmente estão com a tour "Tistory: Special Live Tour" para comemorarem os 10 anos de existência.

Ainda em nesse ano, em Dezembro figuras de cera foram expostas no Madame Tussauds em Xangai, China.


Os JYJ, em 2013 tiveram mais focados em actuações a solo, como dito antes, Jaejoong e Junsu com os seus Cds a solo e Yoochun com os seus dramas, no entanto no inicio 2013, os JYJ retornaram ao Japão, tendo pela primeira vez permissão oficial para poderem actuar no Tokyo Dome com um concerto de 3 dias chamado "The Return of the JYJ". Apesar de não conseguirem promover os seus discos ou as suas actuações, o concerto foi um sucesso obtendo sempre casa cheia.
Graças ao sucesso do ano anterior, os JYJ ainda fizeram a sua 2º exposição para fãs em Junho de 2013.

A grande novidade de 2014 dos JYJ (e não falando dos seus projectos a solo), foi a realização de um novo álbum "Just Us", lançado em Julho do mesmo ano, obtendo um "all kill" (isto é, 1º lugar no ranking) em todas as tabelas musicais (Melon, MNet, Genie, Olleh, Naver, and Cyworld) com o seu novo single "Back Seat".
No ultimo trimestre do ano, os JYJ voltaram a terras nipónicas e realizaram uma nova Tour de Domes chamada  "~一期一会(Ichigo Ichie)~" nas cidades de Tóquio, Okasa e Fukuouka.

2 comentários:

Post muito bem escrito, parabéns. Acompanhava a banda a um tempo atras, mas me afastei. Pouco sabia sobre eles ate então. Procurarei mais sobre as novidades da atual dupla em 2015.

Bem-vindo de volta, então! Também precisamos de actualizar esta info, sim, mas o tempo anda escasso :'(
Obrigada pelo comentário!! Bom ano!

Enviar um comentário